20ª Bienal do Livro de São Paulo 2008

No próximo domingo, dia 17 de agosto, autores do Inventário das delicadezas participarão do evento A Produção da Nova Literatura do Sul do Brasil na 20ª Bienal do Livro de São Paulo 2008. A iniciativa da atividade é do escritor Charles Kiefer e contará com dezenas de novos nomes da literatura gaúcha.

 

Segue o release do evento:

 

A Produção da Nova Literatura do Sul

 

No próximo domingo (17/08), a partir das 18h30min até às 20h30min, durante a 20ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, vai ocorrer o evento A Produção da Nova Literatura do Sul do Brasil. A atividade, agendada para o espaço Auditório A, conta com uma palestra do escritor gaúcho Charles Kiefer, e debate com dezenas de novos autores do Rio Grande do Sul, que pretendem  mostrar no evento um panorama do que vem sendo produzido no Estado e quem são os novos nomes da literatura gaúcha.

 

A proposta é apresentar o novo cenário de autores do sul do país a partir deste encontro na Bienal Internacional do Livro. Durante a palestra Charles Kiefer vai abordar outros pontos como o boom das oficinas literárias no Brasil e a contribuição deste gênero de atividade para a formação de novos talentos.

 

Charles Kiefer nasceu em Três de Maio em 1958. Estreou na ficção em 1982, com a novela Caminhando na chuva, texto dedicado a leitores adolescentes. Em 1987 e 1996 participou do International Writing Program, da Universidade de Iowa, nos Estados Unidos, e do International Writers Colony, em Guent, NY. Formado em Letras, é doutor em Teoria da Literatura pela PUCRS, mesma universidade onde ministra disciplinas nos cursos de Graduação e Pós-Graduação em Letras. Já trabalhou como editor junto à Editora Mercado Aberto, de Porto Alegre. Mais conhecido como ficcionista, é autor de mais de 30 livros. Suas obras vêm sendo reeditadas pelas editoras Ática e Record. Vencedor por três vezes do Prêmio Jabuti, também obteve o Prêmio Altamente Recomendável pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil. Tem obras publicadas na França e na Espanha. Seus livros também já foram adaptados diversas vezes para o teatro e para o cinema, como é o caso recente do monólogo Quem Faz Gemer a Terra (que esteve em cartaz em países como França, Itália, Suíça e Polônia) e o longa-metragem Valsa para Bruno Stein (vencedor do kikito de melhor atriz no Festival de Cinema de Gramado, em 2007). Kiefer ministra há mais de 20 anos Oficinas de Criação Literária, responsável pela formação de dezenas de novos autores, muitos deles também já premiados.

 

A Produção da Nova Literatura do Sul – Palestra de Charles Kiefer

20ª Bienal do Livro de São Paulo 2008

18:30h as 20:30 – Auditório B

Parque do Anhembi – São Paulo – SP

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s